segunda-feira, 15 de junho de 2015

MISSÕES E EVANGELISMO NO SÉCULO XXI

MISSÕES EVANGELISMO NO SÉCULO XXI


O que é “evangelizar”?  Este verbo deriva do substantivo “evangelho” que, na língua grega significa “boas novas” (no grego euangelion).  Evangelizar é anunciar o Evangelho do Reino de Deus.  É anunciar a possibilidade do ser humano colocar-se debaixo do governo de Deus, através da vida, morte e ressurreição de Jesus.
 Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus e dizendo:  O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos e crede no evangelho.  (Marcos 1:14 e 15)

1.  Todo ser humano precisa conhecer o Evangelho
a) Porque todo homem é pecador e está separado de Deus (Rm 3:23 e 6:23).
b) Porque a fé em Jesus Cristo é o único meio de alcançar perdão (Jo 3:16 e 36).
c) Porque somente através de Jesus o homem é liberto do domínio do diabo (Jo 8:31-32, 36, 42-44).
d) Porque pela fé em Jesus o homem é aceito por Deus como filho (Jo 1:12).
e) Porque somente pela fé em Jesus o homem recebe vida eterna (Jo 5:24, 6:51, 10:27 e 28).
f) Porque a volta de Jesus é condicionada ao testemunho do Evangelho ao mundo inteiro (Mt 24:14).
2.  Somente existem duas religiões no mundo
             Religião é um termo que deriva do latim, religare, e que traduz o vocábulo grego threskeia.  Religião significa “religação” - a ligação do homem ao Criador.  No mundo inteiro somente existem duas religiões: a de Deus e a do diabo.
            a) a religião do diabo:  São inúmeras as religiões no planeta, os “ismos” do mundo, entretanto, todas têm o mesmo princípio - a salvação é pelo mérito/esforço próprio do homem.  O diabo cria, incentiva e usa as religiões e a religiosidade para cegar as pessoas para o Evangelho ( 2 Co 4:3).
            b) a religião de Deus:  Jesus mesmo declarou:  Eu sou o caminho, a verdade e a vida.  Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.  (Jo 14:6).  Somente a fé em Jesus Cristo nos justifica e, consequentemente, nos religa ao Criador (Rm 5:1).  As boas obras são insuficientes para salvar;  é a graça de Deus que nos redime (Efésios 2:8 e 9).

3.  O homem sem Cristo está morto espiritualmente  (Leia Efésios 2:1-10)
a) O homem natural[1] está morto espiritualmente (v. 1).
b) O homem natural vive debaixo do poder de Satanás (v. 2).
c) O homem natural é vitimado pela sua natureza pecaminosa (v. 3).
d) Cristo é o único meio para recebermos vida (vs. 4 e 5).
e) A vida em Cristo é uma dádiva somente aos que têm a fé (vs. 8 e 9).
f) As boas obras são uma decorrência desta nova vida em Cristo (v. 10).
4.  Evangelizar é uma Ordem de Cristo
a) A grande comissão:  
E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo:  Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.  Portanto idefazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado;  e eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. (Mateus 28:18-20)
b)  O Espírito Santo nos capacita a Evangelizar:
                        i.  Jesus mandou que seus discípulos esperassem pelo derramamento do Espírito (Lc 24:49);
                        ii. Jesus disse que o Espírito daria poder para testemunhar (Atos 1:8);
                        iii. No Pentecostes os discípulos testemunharam a judeus de diversos países (Atos2:6-12);
                        iv. O Espírito inspirou os apóstolos a evangelizarem governadores e reis (Mt 10:18-20);
                        v. O Espírito Santo deu coragem para evangelizar (Atos 4:29-31).
5. Como a Igreja Primitiva cumpriu a Missão
a)  Dando testemunho da ressurreição de Cristo:

                        i. no sermão do dia de Pentecostes:  “Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas”  (Atos 2:32);
                        ii. no sermão no templo: “matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas” (Atos 3:15);
                        iii. Pedro e João no Sinédrio:  “em nome de Jesus, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos...” (Atos 4:10):
                        iv. os apóstolos ao Sinédrio:  “O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro” (Atos 5:30);
                        v. o sermão de Pedro na casa de Cornélio:  “Nós somos testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém;  ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.  A este ressuscitou Deus ao terceiro dia...” (Atos 10:39 e 40);
                        vi. o sermão de Paulo em Antioquia:  “mas Deus o ressuscitou dentre os mortos; e ele foi visto durante muitos dias por aqueles que com ele subiram da  Galiléia a Jerusalém, os quais agora são suas testemunhas para com o povo.” (Atos   13:30 e 31);
                        vii. o sermão de Paulo no areópago:  “porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou;  e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:31 e 32)
                        viii. a pregação de Paulo ao rei Agripa:  “isto é, como o Cristo devia  padecer, e como seria ele o primeiro que, pela ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e também aos gentios.” (Atos 26:23)
            b) Sendo dirigida pelo Espírito Santo para testemunhar:
                        i.  O Espírito Santo dá o poder para testemunhar (Atos 1:8, 2:4);
                        ii. Apesar da perseguição, os crentes testemunhavam (Atos 8:3 e 4);
                        iii. O Espírito Santo agia para a multiplicação dos crentes (Atos 9:31);
                        iv. O Espírito Santo levantava vocações missionárias (Atos 13:2 e 3);
                        v.  O Espírito Santo estabelecia as prioridades missionárias (Atos 16:6 e 7).
6.  O alvo do evangelismo é o discipulado
             a) A palavra grega traduzida como “discípulo”,  mathetés, é usada 269 vezes nos Evangelhos e em Atos.  Significa uma pessoa “ensinada” ou “treinada”.
             b)  No Evangelho de João encontramos três definições para a palavra discípulo:[2]
                        i. O discípulo é alguém que está envolvido com a Palavra de Deus de maneira contínua:  “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram:  Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos” (Jo 8:31).
                        ii.  O discípulo é alguém que dá a sua vida pelos outros:  “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros;  assim como eu vos amei a vós... Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13:34 e 35).
                        iii. O discípulo é alguém que permanece diariamente em uma união frutífera com Cristo:  “Eu sou a videira;  vós as varas.  Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto;  porque sem mim nada podeis fazer...  Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto;  e assim sereis meus discípulos.” (Jo 15:5 e 8).
             c) As condições do discipulado em Lucas 14:25-35:
                         1ª. Amar a Jesus mais do que a pai, mãe, família... (v. 26)
                         2ª. Levar uma cruz e seguí-lo (v. 27) 
                          3ª. Renunciar a tudo que possui (v. 33)





Um comentário:

  1. Olá, a paz do Senhor Jesus!

    Você já se perguntou sobre A DIFERENÇA ENTRE MISERICÓRDIA E GRAÇA? Já pensou que esta simples informação pode ser interessante quando você está anunciando as Boas Novas de Jesus Cristo?

    O BlogFpM tem o objetivo de incentivar nossos leitores à se envolverem pessoalmente com missões, com evangelismo pessoal, anunciando as Boas Novas de Jesus Cristo e este mês, através da #SérieSalvação estamos trazendo para nossos leitores uma série de perguntas e respostas que podem ser úteis para aqueles que amam anunciar a Jesus!

    Se este é você, acesse o link abaixo para mais esta leitura...
    blogfpm.blogspot.com

    Esperamos que cada publicação seja benção em suas vidas! Pode curtir ou reagir à esta publicação, compartilhar, comentar, dar sua sugestão... ...mas acima de tudo, compartilhe as Boas Novas de Jesus Cristo!

    Em Cristo.

    Edinelson F. Lopes
    Fogo para Missões

    ResponderExcluir

ESTATUTO INTERNO SEMEAR

Descrição: Logotipo Missoes Semear JPEG.jpg

ESTATUTO INTERNO SEMEAR

Corpo Organizacional:

Com base Bíblica para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e crescimento do Corpo de Cristo conforme descrito em I Coríntios cap. 12 e Efésios 4.11, todos possuem diversos encargos Ministeriais e dons Espirituais específicos para edificação e organização da Igreja. O conteúdo que estrutura uma organização eclesiástica esta enfatizado no texto bíblico de I Coríntios 14.40 referente a questão que frisa: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” . Deus contudo estabeleceu encargos Ministeriais e Espirituais a cada crente conforme os dons que o Espírito Santo doa a cada um como Ele quer (I Co 12.8). Visando este aspecto como um todo e procurando a aplicação da Palavra de Deus como Ela nos orienta, fica estabelecido o principio bíblico de que: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instruídas” Romanos 13.1

Base Bíblica do conteúdo: Romanos 12.3-8; I Coríntios 12.8-10 e 28; Efésios 4.11; I Pedro 4.10; I Pedro 2.18, Hebreus 13.17; Tito 3.1;

I Timóteo 6.1,2; I Coríntios 14.1; I Coríntios 12.12-20.

Das Atribuições Ministeriais:

1. Cada integrante possui responsabilidades ministeriais dentro do Projeto de Missões SEMEAR conforme o organograma da Equipe;

2. Os encargos apresentados estão em conformidade com as diretrizes da Igreja e com base totalmente bíblica;

3. Cada integrante deverá buscar o aperfeiçoamento de seu ministério conforme a Bíblia nos orienta;

Das Atribuições Espirituais:

1. Cada integrante possui um os vários dons espirituais, que deverão ser usados a medida que o Espírito Santo orienta e capacita;

2. O zelo pelo crescimento espiritual será de responsabilidade individual, compromissado com a Igreja (na comunhão dos santos);

3. A busca contínua para a manifestação do Espírito Santo é de ordenança bíblica e todos deverão estar ciente desse compromisso.

Responsabilidades dos integrantes na Obra do Senhor:

1. Andar dentro dos preceitos bíblicos, apresentado uma vida de testemunho, integridade e dedicação;

2. Não escandalizar a obra através de atitudes, gestos e posturas;

3. Amar a Deus acima de tudo em obediência a sua Palavra e amar ao próximo como a ti mesmo.

“Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem que se envergonhar, que maneja bem a palavrada verdade” II Tm 2.15

“Antes santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. I Pe 3. 15

IBEMIS - Instituto Bíblico de Evangelismo e Missões Semear

IBEMIS - Instituto Bíblico de Evangelismo e Missões Semear
Material exclusivo do IBAD - Informações (34-8837 1998)

DIRETORIA IBEMIS/IBAD

Superintendente IBAD: Núcleo Uberaba-MG

Ev. Luciano Martins

Diretor de Ensino Teológico

Pr. Eliel Goulart

Vice Diretor de Ensino

Ev. Cleber Renato

Coordenador Geral de Curso

Anízio Marques

Tesoureiro-Controladoria

Dc. Wagner Miranda

1° Secretario de Ensino

Sandra Rodoválho

2° Secretario Administrativo

Thiago Arantes

IBAD

IBAD
NÚCLEO EM UBERABA-MG

NOTÍCIAS SEMEAR:

Visite o Site: www.missoessemear.org


Evangelismo Noturno(14/09/2013) - A equipe de evangelismo e missões Semear evangelizou a Av. Marcos Cherem, muitas vidas receberam a poderosa Palavra de Deus e em seguida acompanhada de oração: prostitutas, travestis, mendigos e drogados. Algumas almas manifestaram o desejo de retornar ao Senhor Jesus, encontramos muitos desviados do evangelho vivendo em densas trevas. Em destaque citamos o nome do Jovem Givanildo que se emocionou muito em receber a oração e com o desejo ardente em voltar para Jesus estaremos na sua residencia próxima quinta-feira realizando um culto no lar. A Deus seja a Gloria!

___________________________________________

Hoje a equipe do Departamento de Intercessões conta com mais de 20 irmãs, que diariamente tem consagrado suas vidas para obra evangelista do Projeto Semear. Com isso grandes resultados temos alcançados mediante o agir do Espírito Santo nas atividades de libertação e evangelização. Seja mais um conosco! E Ajuda-nos a divulgar a palavra de Deus com poder e amor.

____________________________________________________________________________________________

JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40. Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.

____________________________________________________________________________________________

A Semear tem realizado suas atividades de forma estratégica através de departamentos, que hoje ultrapassa o número de 10 departamentos de atuação evangelística, para o ano de 2012, estamos projetando uma equipe que atuará numa casa de dependentes químicos feminino (Casa daAcolhida) a 5ª casa de recuperação totalmente feminina no Brasil. Gostaríamos de convidar a você irmã em Cristo a participar conosco dessa grande Obra, lembrando que antes da abertura desta obra estaremos no mês de Dezembro realizando uma reunião e assim recebendo a orientação e aconselhamento necessário para essa atividade com Pr. Eliel Goulart. Para maiores informações procurar Ev. Cleber Renato ou Dc. Diego Pedrosa (8837 1998)

___________________________________________________________________________________________

Os departamentos do Projeto Semear vem se desenvolvendo gradativamente e neste mês passado queremos destacar o Dpt.° de Evangelismo nos Asilos e o Dpt.° de Evanlismo com Crianças que tem alcançado muitas vidas para Jesus de forma estratégica. Qualquer irmão ou irmã pode participar desta obra missionária e você é o nosso convidado, para participar é preciso apenas ter disposição e entrar em contato conosco.