terça-feira, 28 de abril de 2015

Índios sao alcançandos pelo evangelho em aldeia, no AP


28/04/15 Publicado por Junior Bulhoes

Índios são alcançados pelo evangelho em aldeia, no AP

Processo de evangelização teria começado em 1965, contam índios.
Bebidas, danças e vestimentas tradicionais foram abdicados em aldeia.

Indígena Zila Santos lendo a bíblia durante o culto na aldeia Kumenê (Foto: Abinoan Santiago/G1)Indígena Zila Santos lendo a bíblia durante o culto na aldeia Kumenê (Foto: Abinoan Santiago/G1)
A aldeia Kumenê, que fica na reserva Uaçá, em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, é uma das mais isoladas comunidades indígenas no extremo norte do país. Para chegar a tribo da etnia Palikuré é necessário navegar ao menos 20 horas por três rios do Amapá. Apesar de localizada em meio a selva amazônica, a aldeia sofreu influência da chamada “cultura do homem branco”, segundo o cacique Azarias Ioio Iaparrá, de 50 anos. Uma delas foi a incorporação do protestantismo. “Somos evangélicos. A maioria da aldeia é crente”, resumiu o líder indígena.
Antes adeptos da cultura em que o Deus era a natureza, os índios da aldeia Kumenê passaram a acreditar em Jesus Cristo. A consolidação da religião protestante na tribo não é recente.
Momento do culto na aldeia Kumenê, em Oiapoque (Foto: Abinoan Santiago/G1)Momento do culto na aldeia Kumenê, em Oiapoque (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Relatos dos indígenas apontam que a “catequização evangélica” iniciou em 1965, quando um casal de missionários norte-americanos iniciou o referido processo que teria durado pouco mais de uma década. Eles teriam usado o argumento de que somente na crença em Jesus poderiam obter salvação divina.
Momento de oração de indígena em culto na aldeia Kumenê (Foto: Abinoan Santiago/G1)Momento de oração de indígena em culto na aldeia Kumenê (Foto: Abinoan Santiago/G1)
“Os missionários explicaram pra gente que Jesus era o único salvador e que Deus fez o céu e a terra. Primeiro não acreditamos muito, mas depois começamos a aceita a palavra e fomos nos batizando nas águas”, contou o pastor indígena Florêncio Felício, de 55 anos, que desde os 25 anos segue o protestantismo. A aldeia tem apenas uma igreja evangélica, construída em alvenaria por missionários na década de 1990.
Com a incorporação do protestantismo o batizado nas águas era uma forma de demonstração da aceitação de Jesus Cristo. A consagração religiosa implicou em uma série de mudanças no comportamento dos índios em razão da nova doutrina adotada na tribo indígena. O ato de batismo era celebrado à margem direita do rio Urukauá, que banha a aldeia Kumenê.
Dança em louvor a Jesus Cristo na aldeia Kumenê, em Oiapoque (Foto: Abinoan Santiago/G1)Momento de louvor a Jesus Cristo na aldeia Kumenê, em Oiapoque (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Uma das primeiras mudanças refletida na tribo tratou do espaço da comunidade. O cacique Iaparrá relata que depois da incorporação da religião protestante, as casas dos índios que antes eram afastadas umas das outras, passaram a ser construídas em distâncias menores entre si.
“Cada família tinha a própria aldeia, mas depois dos missionários passamos a viver mais próximos, como se fosse uma única família”, relatou Iaparrá.
O processo de mudança de cultura dos índios, conforme conta o cacique, teria se efetivado com a alfabetização dos nativos em português a partir da construção da primeira escola dois anos após a chegada dos missionários.
“Aprendemos a falar português porque era a língua dos brancos e assim também poderíamos nos comunicar melhor com os missionários”, acentuou Azarias Ioio Iaparrá.
O cacique acrescentou que apesar de a maioria dos índios saberem o português, a comunicação entre si, incluindo os cultos, é realizada em dialeto nativo, o palikur. Apenas as palavras ‘Jesus’, ‘Aleluia’ e ‘Amém’ não tem tradução para a língua indígena usada na aldeia.
Pastor indígena de Kumenê Florêncio Felício (Foto: Abinoan Santiago/G1)Pastor indígena de Kumenê Florêncio Felício
(Foto: Abinoan Santiago/G1)
O pastor indígena da tribo lembra que entre as práticas culturais combatidas pela religião protestante, três foram extintas: a circulação de pessoas nuas na aldeia, danças típicas, feitiçaria de pajés e o caxixi, bebida com teor alcoólico a base de mandioca fermentada com saliva. As tradições foram trocadas pelos pastores.
Zila Santos, de 47 anos, foi uma das índias que deixou de realizar os costumes tradicionais. “Eu não bebo e nem fumo mais. Isso melhorou a minha vida porque antes, quando os índios bebiam, tinham muitas brigas na aldeia. Depois da igreja, isso não aconteceu mais”, frisou.
Igreja evangélica onde os cultos são celebrados (Foto: Abinoan Santiago/G1)Igreja evangélica onde os cultos são celebrados (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Pensamento diferente tem o indígena Fernando Iaparrá, de 37 anos. Ele diz que saiu da igreja devido a mudança cultural que ela provocou nos índios que aderem a religião. “Eu gosto de beber o caxixi. Mesmo não tendo mais na aldeia, sou contra essa proibição. Por isso decidi deixar”, justificou o índio, que disse ter sido evangélico por apenas um ano.
Por causa do processo de mudança cultural, a intenção do cacique Iaparrá lamenta que a tribo tenha perdido os traços culturais característicos indígena: “Eu vi que a gente não deveria deixar a nossa cultura, mas já perdemos muitas coisas. Crianças que não sabem nem dançar, por exemplo”.
Culto
No lugar dos ritos tradicionais, os índios tomaram outra atividade para si. Por três vezes na semana, eles comparecem na única igreja da aldeia para acompanhar o culto evangélico.
A celebração religiosa começa as 20h e tem duração de três horas. Ela tem a mesma dinâmica de cultos realizados fora da tribo, com louvores, leitura de passagens bíblicas e danças com hinos evangélicos. A única diferença da reunião é que todas as atividades são na língua materna, inclusive a leitura da bíblia, que é redigida em palikur.
Alguns índios ficam obervando culto do lado de fora da igreja em Kumenê (Foto: Abinoan Santiago/G1)Alguns índios ficam obervando culto do lado de fora da igreja em Kumenê (Foto: Abinoan Santiago/G1)
O sonho do sucesso gospel
Os cultos na igreja em Kumenê têm várias bandas que participam durante a celebração. Uma delas é a Missão de Gideão, formada apenas por indígenas. O grupo existe há 20 anos e é um dos mais antigos na comunidade, segundo um dos membros da banda Sofonias Hipólito, de 39 anos.
Ele conta que o grupo musical é composto por quase dez pessoas, a maioria jovens. Ao longo de duas décadas, mais de 100 músicas gospel foram compostas na língua materna da aldeia, conforme cálculo de Hipólito. 
Com tanta música, o integrante da banda revela que o maior sonho do grupo é sair da aldeia para gravar um disco em Macapá. “Temos um material autoral que precisamos colocar em um CD. Mas por causa da dificuldade financeira e distância, ainda não conseguirmos viajar”, disse.
Além das 20 horas navegando da aldeia até Oiapoque, a viagem até Macapá leva mais 12 horas via terrestre com passagem de ônibus ao preço de R$ 90. “Peço todo dia para Deus nos ajudar a sair da aldeia. Temos muitos hinos e queremos mostrar nosso trabalho”, concluiu Sofonias Hipólito.
Bíblia escrita em palikur, língua materna da aldeia Kumenê (Foto: Abinoan Santiago/G1)Bíblia escrita em palikur, língua materna da aldeia Kumenê (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Kumenê
A aldeia Kumenê está localizada na reserva Uaçá, em Oiapoque, extremos norte do país. Ela é composta por dez vilas às margens do rio Urukauá, que somam 1.963 índios, segundo o cacique Azarias Iapará.
Nas cabeceiras dos rios Oiapoque e Uaçá, a vegetação é de terra firme, mas seguindo em direção à foz do rio Urukauá, a vegetação muda, sendo tomada por campos alagados, com algumas montanhas, que permitem a ocupação humana.
Para chegar na aldeia Kumenê, em Oiapoque, é necessário viajar mais de 20 horas via fluvial (Foto: Abinoan Santiago/G1)Para chegar na aldeia Kumenê, em Oiapoque, é necessário viajar mais de 20 horas via fluvial (Foto: Abinoan Santiago/G1)
A tribo faz parte da etnia Palikur, que também possui descendentes na Guiana Francesa. Na comunidade brasileira, a língua materna é uma das únicas culturas preservada. Os índios ainda utilizam o dialeto local para se comunicar entre si.
Além do dialeto palikur, muitos falam ou compreendem o patuá, idioma usado por índios das etnias Karipuna e Galibi-Marworno.
Em Kumenê, atualmente há atendimentos da Fundação Nacional do Índio (Funai), com um posto de saúde, e de uma escola estadual com aulas de até o ensino médio.

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ESTATUTO INTERNO SEMEAR

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Corpo Organizacional:

Com base Bíblica para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e crescimento do Corpo de Cristo conforme descrito em I Coríntios cap. 12 e Efésios 4.11, todos possuem diversos encargos Ministeriais e dons Espirituais específicos para edificação e organização da Igreja. O conteúdo que estrutura uma organização eclesiástica esta enfatizado no texto bíblico de I Coríntios 14.40 referente a questão que frisa: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” . Deus contudo estabeleceu encargos Ministeriais e Espirituais a cada crente conforme os dons que o Espírito Santo doa a cada um como Ele quer (I Co 12.8). Visando este aspecto como um todo e procurando a aplicação da Palavra de Deus como Ela nos orienta, fica estabelecido o principio bíblico de que: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instruídas” Romanos 13.1

Base Bíblica do conteúdo: Romanos 12.3-8; I Coríntios 12.8-10 e 28; Efésios 4.11; I Pedro 4.10; I Pedro 2.18, Hebreus 13.17; Tito 3.1;

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2. Os encargos apresentados estão em conformidade com as diretrizes da Igreja e com base totalmente bíblica;

3. Cada integrante deverá buscar o aperfeiçoamento de seu ministério conforme a Bíblia nos orienta;

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2. O zelo pelo crescimento espiritual será de responsabilidade individual, compromissado com a Igreja (na comunhão dos santos);

3. A busca contínua para a manifestação do Espírito Santo é de ordenança bíblica e todos deverão estar ciente desse compromisso.

Responsabilidades dos integrantes na Obra do Senhor:

1. Andar dentro dos preceitos bíblicos, apresentado uma vida de testemunho, integridade e dedicação;

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Evangelismo Noturno(14/09/2013) - A equipe de evangelismo e missões Semear evangelizou a Av. Marcos Cherem, muitas vidas receberam a poderosa Palavra de Deus e em seguida acompanhada de oração: prostitutas, travestis, mendigos e drogados. Algumas almas manifestaram o desejo de retornar ao Senhor Jesus, encontramos muitos desviados do evangelho vivendo em densas trevas. Em destaque citamos o nome do Jovem Givanildo que se emocionou muito em receber a oração e com o desejo ardente em voltar para Jesus estaremos na sua residencia próxima quinta-feira realizando um culto no lar. A Deus seja a Gloria!

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Hoje a equipe do Departamento de Intercessões conta com mais de 20 irmãs, que diariamente tem consagrado suas vidas para obra evangelista do Projeto Semear. Com isso grandes resultados temos alcançados mediante o agir do Espírito Santo nas atividades de libertação e evangelização. Seja mais um conosco! E Ajuda-nos a divulgar a palavra de Deus com poder e amor.

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JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40. Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.

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A Semear tem realizado suas atividades de forma estratégica através de departamentos, que hoje ultrapassa o número de 10 departamentos de atuação evangelística, para o ano de 2012, estamos projetando uma equipe que atuará numa casa de dependentes químicos feminino (Casa daAcolhida) a 5ª casa de recuperação totalmente feminina no Brasil. Gostaríamos de convidar a você irmã em Cristo a participar conosco dessa grande Obra, lembrando que antes da abertura desta obra estaremos no mês de Dezembro realizando uma reunião e assim recebendo a orientação e aconselhamento necessário para essa atividade com Pr. Eliel Goulart. Para maiores informações procurar Ev. Cleber Renato ou Dc. Diego Pedrosa (8837 1998)

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Os departamentos do Projeto Semear vem se desenvolvendo gradativamente e neste mês passado queremos destacar o Dpt.° de Evangelismo nos Asilos e o Dpt.° de Evanlismo com Crianças que tem alcançado muitas vidas para Jesus de forma estratégica. Qualquer irmão ou irmã pode participar desta obra missionária e você é o nosso convidado, para participar é preciso apenas ter disposição e entrar em contato conosco.